CS Team Contabil
11 3863-7030
|
|

Notícia

Noticia 023 - Novembro 2021

Livro Registro de Inventário e Bloco “H”

ilustração notícia

Aproximando-se mais um encerrando de ano, ressaltamos quanto ao levantamento do estoque das mercadorias existentes em 31 de dezembro de 2021, este levantamento refere-se ao “inventário”, cuja obrigatoriedade encontra-se disciplinada no artigo do 221 do Regulamento do ICMS.

Neste sentido, para as empresas que não realizam controle de estoque por processamento de dados (software), o departamento fiscal estará enviando planilha em “excel” (modelo) contemplando os campos a serem preenchidos conforme citada legislação.

Alertamos ainda, que os contribuintes sob o regime do Lucro Presumido estão obrigados a apresentar o inventário na Escrituração Fiscal Digital – EFD, denominada de Sped-Fiscal ou EFD-ICMS/IPI por intermédio do “Bloco H”.

Visando auxiliar o contribuinte no cumprimento do Bloco H, bem como na importação deste arquivo para a EFD-ICMS/IPI, enviaremos modelo em excel, sendo que, as descrições das colunas devem seguir rigorosamente o referido modelo.

O Bloco H deve ser apresentado na EFD-ICMS/IPI referente ao período de fevereiro de 2022, o qual deverá ser transmitido até 17 de março de 2022. Porém as informações referem-se ao estoque existente em 31 de dezembro de 2021.

A escrituração do inventário deverá ser realizada dentro de 60 (sessenta) dias, contados da data do balanço que é 31 de dezembro de 2021.

Inexistindo estoque em 31 de dezembro de 2021, o contribuinte deverá avisar ao Departamento Fiscal ou Contábil esta situação.

 

CSteamContabil

A CS Team Contábil tem a solução completa para pequenos, médios e grandes empresas que desejam maior controle e qualidade da sua área fiscal, contábil e trabalhista.


Mantenha-se Atualizado

Clique no botão para se manter atualizado com as últimas notícias e informações das áreas contábil, trabalhista, fiscal e pessoal.

Assine Grátis

Facebook

Curta também a nossa página no Facebook.


Todos somos iguais e podemos evoluir sempre.

Rogerio Rodriques


Contato

Rua Piracuama, 411 - 2º andar
CEP 05017-040 – São Paulo – SP
Ligue: (11) 3866.6800
WhatsApp: (11) 94201.3851
contato@csteamcontabil.com.br



Solicite Hoje um Orçamento

Seja nos bons momentos ou nos momentos mais difíceis, o importante É que você tenha sempre a melhor assessoria para a sua empresa.